Projecto Nutriciência

A Rede De Centros de Atividades de Tempos Livres “Artes e Traquinices”  e os Infantários “Abrigo das Laranjeiras e Centro Infantil da Sta. Casa da Misericórdia de S. João da Madeira, vão participar no Projeto “Nutriciência” promovido pela Universidade do Porto, em parceria com a Universidade de Oslo e União das Misericórdias Portuguesas, com cobertura mediática assumida pela RTP.

O projeto é financiado pelos EEA Grants -Islândia, Liechtenstein e Noruega –estados doadores que financiam projetos, a exemplo deste (cujo objetivo é reduzir as disparidades económicas e sociais) em 16 estados membros da união europeia ,incluindo Portugal. É promovido pela Universidade do Porto através das Faculdades de Letras (Ciências da Comunicação), de Ciências (Nutrição) e de Engenharia, bem como a Universidade de Oslo e a UMP. A missão é aumentar a literacia em nutrição, tornar a informação nutricional mais efetiva, promover o consumo de produtos hortícolas e frutas, reduzir o açúcar e o sal e por fim, avaliar o impacto do programa de intervenção.

Público-alvo:Crianças em idade Pré-escolar (4/5 anos de idade) e crianças em idade escolar e a frequentar ATL (6/10 anos de idade).

O Projeto NutriCiência baseia-se no lema: “Jogar, Cozinhar e Aprender” e foi apresentado às Misericórdias como um projeto sem custos e com evidentes benefícios para a União das Misericórdias Portuguesas, quem têm como objetivo estar atentas aos desafios e, adaptar-se às mudanças e novidades.

O modelo de intervenção foca-se no pessoal técnico, nas famílias e nas crianças, tendo cada uma interveniência diferente. O projeto culminará com um possível concurso coberto pela RTP, que juntará famílias de todo o país, a competir pela receita mais criativa e saudável e a menor custo.

A intervenção decorrerá entre 2 de Novembro de 2015 e fevereiro de 2016 e elabora-se mediante uma plataforma gamificada: on-line (formações on-line gratuitas certificadas pela Universidade do Porto para o pessoal técnico), atividades e jogos de computador com etapas destinadas à nutrição e SMS (forma de ligação entre pais e projeto).

Ao longo do projeto as Misericórdias serão convidadas a criar jingle, mascote, canção e teatros animados sobre o tema, em contrapartida as famílias serão motivadas a cozinhar de forma mais saudável e a partilhar essas receitas e fotos no site do projeto. As crianças serão sempre o ponto fulcral e também o principal motor de mudança e dinamização.

Mãos

Para mais informação:

www.nutriciencia.up.pt

www.facebook.com/up.nutriciencia

Comments are closed