Mercadinho das Sopas: “Mais do que um alimento, um prato de saúde!”

Nova atividade realizada pelas respostas sociais – Rede de CATL “Artes e Traquinices”, Abrigo Infantil das Laranjeiras, Centro Infantil e Creche Alberto Pacheco – da Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira.

No âmbito do projeto Nutriciência, do ano Internacional das Leguminosas e ainda do subtema Alimentação Saudável do projeto educativo, “Aprender a ser +, Bem – estar: por mim, por ti, por todos – Todos unidos num só ritmo”, dos equipamentos de Infância e Juventude, realizou-se o Mercadinho das Sopas que consistiu em:

  • Elaboração de panfleto informativo pela nutricionista estagiária;
  • Oferta de legumes pelas crianças;
  • Visualização e preparação dos legumes para confeção das sopas;
  • Confeção de 3 sopas:
    • Cenoura
    • Espinafres
    • Repolho e feijão
  • Acondicionamento das sopas em recipientes adequados;
  • Escolha e entrega das sopas às crianças para levarem para casa com os seus encarregados de educação.

De salientar a importância da realização da referida atividade, tendo em conta a recetividade e colaboração de todos os intervenientes, nomeadamente crianças, encarregados de educação, colaboradoras e nutricionista.

 

O que é o projeto Nutriciência?

Nutriciência é um projeto promovido e desenvolvido pela Universidade do Porto em colaboração com as Misericórdias e outras entidades das áreas da saúde, educação, e ação social e tem como principal fonte de financiamento o programa EEA Grants. O projeto visa aumentar a sensibilidade e a literacia nutricional através de um conjunto de atividades que procuram envolver as famílias e Misericórdias à volta do tema alimentação saudável.

 

O que é o Projeto Educativo “Aprender a ser +, Bem – estar: por mim, por ti, por todos – Todos unidos num só ritmo”?

O Projeto visa promover o convívio, a aprendizagem e intercâmbio de experiências e saberes de forma a uniformizar formas de agir e de intervir tanto em utentes como nas suas famílias e comunidade em geral. Com o surgimento das novas tecnologias é muito comum, crianças e adolescentes, substituírem a atividade física, pelas brincadeiras virtuais (novas tecnologias). Este problema está na base de um estilo de vida com elevado grau de sedentarismo e isolamento com consequências ao nível do desenvolvimento físico, psíquico e social. O objetivo é promover o crescimento saudável com atividade física; criar hábitos de vida saudável que promovam a atividade física e o convívio entre crianças/jovens da instituição.

 

PANFLETO SOPAS

Comments are closed