Centro Comunitário “Porta Aberta”

CCPAccpa2

No âmbito da criança em risco e prevenindo a institucionalização futura de menores com processo em Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo, encabeçou a instituição em 1997, uma rede de parcerias, implementando-se no concelho um projeto subsidiado do Programa Nacional “Ser Criança”. Apelidado de “Crescer em Família”, o projecto mereceu aprovação. Desenvolveram-se acções idealizadas em benefício de 22 famílias e de cerca de 50 crianças, visando a respectiva promoção e capacitação socioeconómica e profissional, acções cumpridas até Abril de 2000, mês terminus do projecto.

Em 1 de Maio de 2000, foi criado o Centro Comunitário Porta Aberta, protocolado com o Instituto da Segurança Social.

Desde então, o Centro Comunitário Porta Aberta, centra-se num trabalho social integrado e sistémico, constituindo uma resposta social polivalente e que visa o reforço da capacidade de integração e participação social dos indivíduos e famílias, combatendo trajetórias de exclusão. Apoia indivíduos e famílias em situação de disfunção social, estimulando a consciencialização dos seus próprios problemas com vista à promoção da autonomia, da cidadania e a integração socioeconómica e familiar dos residentes da zona sul do concelho de S. João da Madeira.