Lar de Idosos São Manuel

Lar
Em 11 de Outubro de 1982 é inaugurado o Lar de Idosos de S. Manuel, que constitui a valência mais antiga, das actuais em funcionamento na Santa Casa. O Lar de Idosos nasceu com o objectivo de alojar as 16 idosas do asilo S. Manuel (instalado no rés-do-chão do antigo hospital) e para acolher os operários mais carenciados da indústria do calçado, numa altura em que o Estado Providência dava os primeiros passos. O Lar está instalado num edifício construído especificamente para esse efeito, onde encontram também sede os serviços administrativos da Santa Casa. É o primeiro do conjunto de edifícios construídos no terreno onde se concentra o complexo principal de equipamentos da Santa Casa. Gerido pela comunidade religiosa da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, o Lar de Idosos cedo se tornou reconhecido pela qualidade das instalações e serviços prestados.

Actualmente, o Lar de Idosos “S. Manuel” tem capacidade para 100 utentes e conta com uma equipa de 46 trabalhadores. Um médico que realiza consultas duas vezes por semana acompanhando e definido os cuidados médicos para todos os utentes. Uma equipa de quatro enfermeiras presentes 5 horas por dia, nos dias úteis, e que fazem o acompanhamento diário dos utentes integrando as indicações médicas e orientando o trabalho das 23 ajudantes de lar, duas das quais assumem a função de encarregadas responsabilizando-se, pela execução das orientações de acordo com o definido pelas enfermeiras e uma que faz o acompanhamento das consultas externas. As encarregadas estão presentes diariamente durante 14 horas, incluindo os fins-de-semana, e as ajudantes de Lar fazem o acompanhamento dos utentes 24 horas por dia. O funcionamento regular do Lar caracteriza-se pela estabilidade e regularidade dos serviços prestados. Acompanhamento médico, de enfermagem e de serviços pessoais e hoteleiros quotidianos, e actividades de animação ao longo do ano, mais concretamente ateliers ocupacionais, organização de festas para celebrar dias especiais, como o Natal ou o Carnaval, passeios, entre outras actividades.

Inscrições:

Todos os interessados poderão fazer a sua inscrição neste formulário.

A inscrição online não desobriga a uma entrevista com a Directora Técnica, cujo atendimento é feito às segundas e quartas de manhã, devendo fazer-se acompanhar dos seguintes documentos:

  • Cópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão
  • Nº de Identificação da Segurança Social e Finanças
  • Comprovativos dos rendimentos do agregado familiar (valor da pensão);
  • Comprovativos de despesas do agregado familiar;

Inscrição

Por favor preencha todos os campos:

Nome

Data de nascimento

Morada

Contactos

Email

Contacto telefónico

Contacto de referência

Nome

Email

Contacto telefónico

Outros

Observações (opcional)



by Ankira - plataforma para estruturas residenciais de idosos