ACOLHER, VALORIZAR E CUIDAR, SOB OS PRINCIPIOS DO HUMANISMO CRISTÃO

O Lar de Idosos São Manuel é a primeira resposta social edificada após a nacionalização da gestão do hospital de São João da Madeira, em 1975. Foi, também, um dos primeiros equipamentos residenciais para pessoas idosas a nascerem em edifício próprio, autónomo e qualificado, rompendo com o conceito, até aí prevalecente, de “Asilo” ou “Recolhimento” de idosos. Foram diversas as instituições sociais congéneres que visitaram o Lar de Idosos São Manuel para recolherem contributos para obras sociais similares, que previam ou tinham em edificação.

Telefone

969 526 951

(rede móvel nacional)

Email

isauracosta@misericordiasjm.org   


Morada

Rua Manuel Luís Leite Júnior n.º 777 3700-183 S. João da Madeira

A Misericórdia reorientou-se para a Ação Social na sequência do afastamento da área da Saúde, em dezembro de 1975, com a nacionalização da gestão do hospital de São João da Madeira. Logo enceta a construção do Lar de Idosos São Manuel, que recebe os primeiros utentes em 1981, embora a inauguração se faça apenas em outubro de 1982, pelo Bispo do Porto, senhor D. Júlio Tavares Rebimbas. Até 2004 é dirigido tecnicamente pela comunidade de freiras franciscanas “Mãe da Divina Graça”, que já vinha do hospital.

 A crise de vocações e o envelhecimento, levou ao abandono, para grande lástima de todos. O Lar de Idosos São Manuel destina-se a residência permanente de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade pessoal, social e económica, residentes no concelho de S. João da Madeira ou freguesias limítrofes, tendo a lotação de 90 utentes permanentemente repleta desde o início da sua atividade. Inclusive, acumula uma lista de espera contínua de dezenas de candidatos. Presta serviços assistenciais e hoteleiros, incluindo cuidados pessoais, clínicos, medicamentosos, de enfermagem, e vigilância, tendo (o Lar de Idosos) merecido obras de conservação e qualificação regulares.

 É, também, no Lar de Idosos São Manuel que se encontra a Capela da Irmandade, muito frequentada pela comunidade. Está enquadrado por Acordo de Cooperação com o Centro Distrital de Aveiro do Instituto de Segurança Social IP desde julho de 1982, tendo capacidade para 90 utentes.

Galeria