Rede ATL “Artes e Traquinices”

20141002_Sta Casa Misericordia_0119_export20141002_Sta Casa Misericordia_0121_export

A Rede de CATL “Artes e Traquinices” conforma uma resposta de Acão Social, constituindo-se como seis espaços educativos com atividades lúdicas e socioculturais, destinados a crianças de ambos os sexos e, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade.

A Rede de CATL é constituída por quatro Centros de Atividades de Tempos Livres de 1º ciclo dirigidos a crianças que frequentam as escolas: Espadanal, Condes, Carquejido, Fontainhas e Casaldelo. Faz parte da rede ainda um CATL de 2º ciclo, Ludoteca “Pó de Giz”, dirigido a crianças que frequentam as escolas secundárias Oliveira Júnior e Serafim Leite, bem como EB23 de S. João da Madeira.

A Rede de CATL integra o projeto das Atividades Extracurriculares (AEC) nas escolas de 1º ciclo supra referidas, através dos seus técnicos que lecionam a Atividade Extra Curricular de Expressões e que possui um plano de atividades próprio, realizado pela Direção Técnica e apresentado à Câmara Municipal e respetivos Agrupamentos de Escolas, de acordo com o que é elencado nas orientações governamentais.

A ocupação dos tempos livres, sendo uma necessidade da parte dos encarregados de educação de ocuparem os seus educandos após saída da escola, deve ser vista como um complemento educativo que deverá reforçar o processo de socialização da criança e das suas aprendizagens a par da escola.

Neste sentido, as aprendizagens devem ser feitas de forma agradável e lúdica, promovendo a imaginação e a criatividade de cada criança.

A mais-valia da Rede de Centros de ATL “Artes e Traquinices” é a de permitir à criança uma ocupação direcionada e voluntária do tempo de lazer e sobretudo uma oportunidade de criar, experimentar, expressar, auxiliando assim o seu desenvolvimento, em estreita ligação com a família e comunidade.

Nos Centros de Atividades de Tempos Livres “Artes e Traquinices” as crianças aprendem e divertem-se, desenvolvendo e participando em diversas atividades: apoio ao estudo/trabalhos escolares; trabalhos manuais diversos; culinária; brincadeiras, jogos e diversões; atividades ao ar livre, passeios e visitas de estudo; festas/convívios; Praia/piscina; participação em projetos da comunidade; envolvimento com a família (atividades,festas,convivios…)

Para esta resposta social existem cinco Acordos de Cooperação com o Instituto de Segurança Social, I.P., para o total de 170 utentes distribuídos da seguinte forma:

ATL do Espadanal – 50

ATL das Fontainhas – 25

ATL dos Condes – 35

ATL de Casaldelo – 30

ATL 2ºCiclo – Ludoteca “Pó de Giz”– 30