ajuda021(edit)

 

A Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira criou a 22 de Novembro de 2007 a Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção “Sidónio Pinho de Álvares Pardal” integrada no projecto Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (Decreto-Lei nº101/2006).

No âmbito das Unidades de Internamento, situa-se na tipologia de Longa Duração. É uma unidade de internamento, de carácter temporário ou permanente, com espaço próprio, para prestar apoio social, cuidados de saúde e de manutenção a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidados no domicílio.

Tem por finalidade proporcionar cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e a qualidade de vida, por um período de internamento superior a 90 dias consecutivos ou por período inferior em situações temporárias, decorrentes de dificuldades de apoio familiar ou necessidade de descanso do principal cuidador, até 90 dias por ano.

Os utentes internados usufruem de vários serviços que contribuem para o aumento do seu bem-estar e qualidade de vida, tais como: actividades de manutenção e estimulação; cuidados médicos e de enfermagem diários; apoio psicossocial; controlo fisiátrico periódico; fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala; higiene, conforto e alimentação prescrita por nutricionista e apoio no desempenho das actividades de vida diária. Cada utente é avaliado e tratado por uma equipa multidisciplinar que elabora um Plano Individual de Cuidados em conjunto com o próprio utente ou com o seu representante.

CONTACTOS

Rua Manuel Luís Leite Júnior, 777

3700-183 S. João da Madeira

Telefone: 256 837 606

Fax: 256 837 299

e-mail: ucc@misericordiasjm.org