ACOLHER, VALORIZAR E CUIDAR, SOB OS PRINCIPIOS DO HUMANISMO CRISTÃO

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados Sidónio de Pinho Álvares Pardal (UCCI), é uma “velha” aspiração da Misericórdia, prosseguida por sucessivas Mesas Administrativas, já desde a década de 1980. Depois de inúmeros projetos e iniciativas, concebidos ao longo dos anos (e sob diversas designações: Lar de Grandes Dependentes, Lar de Acamados, Hospitel, …), a UCCI é edificada e recebe os primeiros doentes em novembro de 2007, construção apoiada pelo programa operacional Saúde XXI, do III Quadro Comunitário de Apoio.

Telefone

256 837 240

(rede fixa nacional)

Email

ucc@misericordiasjm.org   


Morada

Rua Manuel Luís Leite Júnior n.º 757 3700-183 S. João da Madeira

Esta abertura sucede apenas um ano depois da publicação do decreto-lei que instituiu a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, donde se depreende que o projeto foi candidatado ao Saúde XXI ainda antes da publicação legal enquadradora. 

Daqui resultaram constrangimentos, como a redução da capacidade instalada por redução do número de camas por quarto, o que cingiu a UCCI, inicialmente, a 19 doentes. Ou a definição da tipologia de doentes a receber, destinando-se a doentes com critérios de saúde para a Longa Duração e Manutenção, e excluindo-se a Média Duração e Recuperação. Mais tarde, já em 2016, a capacidade foi ampliada para 31 camas, estando 29 enquadradas por Acordo de Cooperação tripartido, assinado com a Administração Regional de Saúde do Norte e o Centro Distrital de Aveiro do Instituto de Segurança Social IP. 

Aumento de capacidade que se verificou volvidos cinco anos da conclusão das obras de ampliação das instalações, investimento realizado com o apoio do programa Modelar II. A denominação da UCCI homenageia o Irmão Benemérito Sidónio de Pinho Álvares Pardal, que foi também Provedor, durante um mandato, e Mesário durante quase 30 anos, acompanhando a fase de “refundação” da Misericórdia, liderada pelo Provedor Manuel Pais Vieira Júnior. 

É uma prática da instituição designar os equipamentos sob o nominativo das figuras maiores da sua centenária história, forma de anunciar ao futuro que a instituição tem memória e será sempre grata àqueles que a engrandeceram e defenderam. A UCCI consubstancia um regresso à área da Saúde, donde saiu com a nacionalização da gestão do hospital sanjoanense. 

O regresso foi um reencontro com a sua identidade, uma afirmação de resiliência, perenidade e capacidade, pelos conteúdos técnicos especializados que a UCCI requer. Que a Misericórdia vem demonstrando ser capaz de gerir, apesar de subfinanciada, como bem revelam a taxa de ocupação de camas próxima dos 100%, e os excelentes resultados que vem obtendo nas avaliações da tutela.

Galeria