ACOLHER, VALORIZAR E CUIDAR, SOB OS PRINCIPIOS DO HUMANISMO CRISTÃO

O Lar Residencial do Pisão é uma das sete respostas sociais instaladas na freguesia oliveirense de Fajões, que passou à propriedade da Misericórdia na compra do insolvente “Centro Social Dra. Leonilda Aurora da Silva Matos”, em março de 2018. O edifício foi erigido com o apoio do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), e estará concluído desde o ano de 2014, sem que o insolvente conseguisse colocar a resposta social em funcionamento.

Telefone

967 897 268

(rede móvel nacional)

Email

silviamoreira@misericordiasjm.org


Morada

Rua Padre José de Pinho n.º 258 3700-906 Fajões OAZ

Após a compra, a Misericórdia rapidamente superou todos os constrangimentos, acolhendo os primeiros residentes ainda em março de 2018, vindo a capacidade do equipamento (de 24 utentes) a ficar preenchida logo em maio daquele mesmo ano. A inauguração pública fez-se em 21 de junho de 2018, por ocasião das festas de elevação de Fajões avila, na presença do Bispo Auxiliar do Porto, D. António Taipa, do Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, e do diretor do Centro Distrital de Aveiro do Instituto de Segurança Social IP.

 O Lar Residencial do Pisão é a primeira resposta social da área da deficiência da Misericórdia, fazendo como que a atividade desta instituição abrace, agora, todo o espectro de áreas de intervenção previstas pela Segurança Social. O edifício é moderno no desenho, pelo despojamento das linhas, e modelar na funcionalidade, pela instalação em um único piso, facilitando a deslocação das pessoas portadoras de deficiência que ali se acolhem. 

Estando localizado em área rural e isolada, facilita os passeios pedonais e as atividades ao ar livre, sem risco de insegurança física para os seus utentes. Pela elevada procura, foi já candidatada a ampliação das instalações, aumentando a capacidade em 25%, ou seja, permitindo o internamento de 30 utentes.

Galeria